ITA apresenta projectos de responsabilidade social


No passado dia 07 de Junho – A ITA – Internet Technologies Angola, apresentou os seus próximos projectos de responsabilidade Social – V Torneio de Golf Solidário e Fique Ligado ao Futuro. Estas acções têm um impacto directo na melhoria das condições escolares, na info-inclusão de alunos até ao 3ª ciclo e na inclusão de pessoas com deficiência. São fruto de um esforço conjunto da ITA, trabalhadores, parceiros e instituições, para introduzir e ampliar Programas de ResponsabilidadeSocial e assegurar a cooperação interempresarial no desenvolvimento das comunidades. A apresentação destes projectos contou com a presença das instituições, parceiros e imprensa, onde se juntam vontades e causas com vista a potenciar a visibilidade para necessidades sociais e apelar ao maior envolvimento de todos no apoio e intervenção socio-educativa.

O V Torneio de Golf Solidário ocorre a 24 de Setembro, no campo de Golf dos Mangais e os fundos angariados são directamente investidos em escolas ou emprojectos sociais. Este ano, os valores angariados vão reverter para a Escola Primária 3077 do Cazenga, na reabilitação e requalificação da mesma, aumentando as condições de estudo de mais de mil alunos e para o Manual de Recursos para a Deficiência, resultante de uma parceria com Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência (CNAPED), integrado no Ministério da Assistência e ReinserçãoSocial, que vai permitir a identificação das Associações de Pessoas com Deficiência, formalmente constituídas, que actuam em todo o país, e os serviços que prestam, assim como a partilha de legislação existente sobre a deficiência. “O Torneio de Golf Solidário angaria a cada ano um número maior de empresas e empresários, que se identificam com a importância do seu papel na sociedade, enquanto actores do desenvolvimento e como motores de crescimento”. Afirmou Rolf Mendelsohn, CEO da ITA, “Estas acções reforçam e facilitam o suporte às instituições beneficiadas, ao mesmo tempo que cimentamos um modelo de parceria e cooperação. Esperamos que o resultado seja o reflexo do nosso esforço, fruto da colaboração entre empresas com valores solidários fortes e com um investimento efectivo no desenvolvimento das comunidades”, conclui. As organizações podem juntar-se a esta acção através da inscrição no Torneiro, na página Web da ITA:/, onde podem conhecer as instituições a apoiar e respectivas causas sociais e necessidades, bem como aceder ao programa do torneio e obter a ficha de inscrição.

O novo projecto Fique Ligado ao Futuro, a grande bandeira social para 2016, actua no pilar da educação e conhecimento tecnológicos para a nova geração de jovens e vai garantir a ligação à internet de uma escola do primeiro ciclo do ensino secundário Nº 2095, no Lar do Patriota, durante um ano, com aulas mensais sobre o tema Internet e tecnologia, dadas por colaboradores ITA. A Acção depende quase exclusivamente de voluntários dedicados da ITA, reflexo da cultura da organização e que encarna o espírito de partilha e solidariedade – um forte valor ético que suporta os programas de Responsabilidade Social da ITA, altamente necessários para o seu sucesso. “Tendo em conta o âmbito do nosso negócio, doamos um ano de internet a uma escola, este ano no Lar do Patriota e disponibilizamos um funcionário voluntário qualificado, para dar aulas sobre internet e redes nos próximos meses aos alunos. Serão abordados temas como: Criar uma conta de email? Como fazer pesquisa online segura? Quais são os motores de pesquisa? Que tipos de ligação à internet existem? Dicionários, portais educativos, etc. Desta forma aproximamos a organização da escola e dos alunos e abrimos horizontes de conhecimento, ligando-os ao futuro e às novas tecnologias.” Referiu o CEO.

A ITA acredita no valor do desenvolvimento destas iniciativas e estimula com frequência acções internas com os trabalhadores para identificação de instituições a apoiar, uma vez que estes desempenham um papel activo como dinamizadores e conhecedores das necessidades das comunidades onde se inserem. Constantemente são pensadas e consideradas formas de alavancar a responsabilidade social e assegurar que os apoios são utilizados para a resolução dos problemas enfrentados pelas comunidades, que lutam com dificuldades no desenvolvimento, crescimento e em aprofundar o conhecimento dos jovens estudantes, que são inequivocamente o futuro do país.

Partilhar