ITA apoia o torneio de golfe de caridade


No primeiro ano do Torneio de Golf de Caridade, a ITA apoiou três instituições de solidariedade social: a Escola Primária “Peter Eneas Nanyemba” (Luyovo, Província da Huíla), a African Innovation Foundation (AIF) e a Casa da Música no Benfica, através da Fundação Arte e Cultura.

São três projectos que merecem todo o apoio do sector empresarial em Angola.
A escola Escola Primária “Peter Eneas Nanyemba” tem quatro salas de aulas e, actualmente, 360 alunos. No passado, a ITA financiou a instalação de um laboratório de informática, bem como a conectividade de Internet via satélite, para alunos e professores. O objectivo da ITA para este ano é ajudar a angariar fundos para que a escola possa estender o seu sistema de energia solar. A escola está ainda a planear a construção de mais salas de aulas e, assim, permitir que mais crianças da região possam mais facilmente ter acesso à escola primária.
A African Innovation Foundation (AIF) levou a cabo em Angola a iniciativa ”One Laptop per Child” (OLPC). Só em Fevereiro de 2011, esta iniciativa ofereceu 100 computadores XO a 260 alunos, da 4ª classe, de duas escolas Dom Bosco, em Luanda. Em menos de um mês, os alunos aprenderam a utilizar um computador e, hoje, cerca de 700 estudantes usam os seus computadores como ferramenta de ensino regular. A ITA é o patrocinador de Internet nas escolas Dom Bosco e com este Torneio de Golfe de Caridade, quer apoiar o projecto OLPC expandindo as suas infra-estruturas de tecnologia de informação, de modo a AIF seja capaz de fornecer um conteúdo mais educativo aos alunos destas escolas. As escolas ambicionam ainda a expansão desta iniciativa para muitas outras escolas espalhadas pelo país, mas para isso é preciso financiamento para mais computadores XO e para a infra-estrutura necessária à implementação do projecto.
A música tem um lugar central e importante na cultura angolana, e apoiar o desenvolvimento e promoção de novos artistas sempre foi um assunto chave da Fundação Arte e Cultura. A ITA já a apoia a Fundação desde 2008, que actualmente necessita de ajuda financeira para desenvolver na Casa da Música no Benfica mais salas de aulas, um estúdio de gravação, um grande salão para shows e filmes, bem como ar condicionado para as instalações. Adicionalmente, estão a tentar angariar fundos para a compra de um gerador de 80KVA para fornecer energia de reserva para todas as áreas.

Partilhar