Foi concluída a primeira fase do projecto Microondas Luanda – Benguela


A extensão territorial dos nossos serviços é um dos objectivos estratégicos da ITA. A materialização deste objectivo éunificado na instalação de PoP (pontos de presença), nas províncias. Até ao momento, as ligações desses PoP para Luanda eram feitas por intermédio de backbone de fibra óptica e/ou Microondas de outros operadores e VSAT, comobackup. Este facto afectava a qualidade dos serviços oferecidos pela ITA nas províncias, pois estava dependente da qualidade do backbone dos outros operadores. A instalação de um backbone próprio permite à ITA o seu absoluto controlo e garante uma melhoria da qualidade dos seus serviços nas províncias.

Para a referida ligação, estão a ser instalados equipamentos na banda dos 7Ghz, que irão proporcionar uma largura de banda de 400Mbps, entre as duas localidades, passando pela província do Kwanza Sul, cobrindo uma extensão de aproximadamente 500Km, e com uma disponibilidade de 99,96%

Para a concretização desta disponibilidade, a maioria dos sites têm antenas de 2,4 e 3 metros, sendo alimentados com painéis solares. Este projecto está divido em duas fases:

1ª Fase – Sumbe (Monte Chingo) – Benguela (Ben1)

2ª Fase – Luanda (ZEE) – Sumbe (Monte Chingo)

Partilhar